quarta-feira, 30 de maio de 2012

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO


AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO
Elisa Maria Quartiero


Resumo:
 A discussão sobre a utilização das tecnologias da  informação e comunicação no espaço
educacional deve centralizar seu foco na questão pedagógica. Antes de definirmos qual o melhor
equipamento ou software a ser utilizado, devemos nos perguntar: o que efetivamente essas
tecnologias, corporificadas principalmente no  computador, trazem  de avanço qualitativamente
superior  para o processo de ensino-aprendizagem? É necessário analisar o comportamento do
emissor face à transmissão de conteúdos e os níveis de intervenção do educando na recepção,
produção e circulação do conhecimento para termos uma idéia real do alcance dessas tecnologias no
espaço educativo.

Disponível em http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/4/1/006.pdf

Por Carlos Eduardo http://carloseduardoprof.blogspot.com.br/



Um comentário:

  1. O texto de Elisa M. Quartiero provoca algumas reflexões:
    - Qual a real situação do avanço tecnológico no Brasil?
    - O que falta aos educadores para uma cultura informática educativa?
    - A experiência informática tem atingido os objetivos propostos?
    Numa introdução a respostas, ainda estamos num país de desigualdades, nivelado por cima e que mantém uma legião de excluídos digitais; os educadores estão despreparados para as novas tecnologias, por falta de políticas de formação permanente; e a experiência informática permanece no campo do novo, da curiosidade e do reforço ao consumo.

    ResponderExcluir